MARCOS COSTA

Fascinado pelo universo das cores desde a infância, adotou batons, lápis e blush como ferramentas de trabalho a partir de 1983. Desde aquela época, um princípio sempre o norteou: levar a maquiagem para diferentes públicos, da mulher que já domina o assunto até aquela sem familiaridade com glitter e afins.

Não à toa, Marcos é o precursor de oficinas de maquiagem, cursos e consultoria em todos os cantos do país. Outra iniciativa nessa linha é o curso “Maquiagem Pra Todas”, por meio do qual ensina seus segredos para mulheres cegas ou com baixa visão.

Assina capas e editoriais de grandes revistas, jornais, sites, blogs, campanhas publicitárias, além da beleza para coleções de estilistas consagrados no Brasil e no exterior. Em 2006, publicou seu primeiro livro, “Eu Amo Maquiagem”, esgotado em apenas 4 semanas.

Sua segunda obra, “Maquiagem”, traz imagens artísticas e aulas de maquiagem passo a passo para mulheres de 15 a 80 anos. Desde que chegou às livrarias, faturou dois prêmios: “Fernando Pini” por excelência gráfica e foi o primeiro livro de beleza a receber o conceituado “Prêmio Jabuti”, como uma das melhores capas de 2014.

Goiano, Marcos está radicado em São Paulo e já trabalhou na Europa e nos Estados Unidos. É maquiador oficial da Natura Cosméticos.

“Marcos Costa é um criativo da beleza. Como todo artista, idealiza, estuda, busca meios que possam expressar seus pensamentos, sua visão, suas sensações. Volta atrás, refaz, lapida até saciar sua sede do novo. Um visionário que deu a honra ao selo Lovely<3House de estrear no mercado editorial em grande estilo. Arrasa, querido!”

Luciana Molisani, editora da Lovely<3House

“… Profissionalismo e sensibilidade são palavras que sintetizam o trabalho de Marcos Costa. Nossa amizade é para sempre…”

Camila Pitanga, atriz

“Marcos Costa não é apenas um maquiador, mesmo sendo um dos melhores que já conhecemos, Marcos se identifica de tal forma com a arte de transmutar que ele, ao longo do tempo, incorporou a “persona” do mago que, além dos pincéis e mil truques transformadores, detém o poder da palavra que eleva, da presença que constrói.”

Luiz Seabra, fundador da Natura Cosméticos

“Dos muitos desfiles que fiz, ele se fez presente em quase todos. Muito mais que um maquiador, é também um pesquisador, um diretor de arte que compõe e ilustra personagens que ganham vida e beleza através dos seus pincéis e cores. Não tenho dúvidas de que se não tivesse escolhido a maquiagem como suporte de visão de mundo, poderia ter se envolvido em qualquer vetor das artes visuais com as qualidades que são a sua marca: paixão, competência, humor e generosidade.”

Ronaldo Fraga, estilista

“Marcos Costa é um criador que vai além do mero passo a passo sobre como aplicar o blush ou a máscara. Sua veia de artista fala mais alto. Por meio de seus personagens, divulga seu trabalho e os produtos que usa.”

Paulo Martinez, editor de moda

“O Marcos tem o dom de te encantar com uma conversa tão íntima, tão ligada e tão gentil, que quando, minutos depois, você se olha no espelho, leva até um susto (sempre bom!) ao ver sua figura tão diferente. Como é que ele faz isso? Certamente não é só com pincéis e tesouras… Esse é o segredo”

Zeca Camargo, jornalista e apresentador

“Experiência, sensibilidade, didática. Marcos Costa reúne essas características em seu trabalho. Para quem já fez centenas de oficinas de maquiagem por todo o país e colaborou com as principais revistas femininas do Brasil, seria fácil se deslumbrar. Não o Marcos, um profissional dedicado e talentoso, sempre disposto a repartir seu conhecimento sobre a arte dos pincéis, a magia das cores, a ciência das texturas. Desta vez, para um público muito maior!”

Bel Ascenso, editora de beleza

“Apaixonado pelas mulheres e por maquiagem, e com a generosidade característica das pessoas que dominam a sua profissão, Marcos Costa revela no seu trabalho os segredos para ganharmos autonomia na arte dos pincéis.”

Katia Del Bianco, editora de beleza

“Marcos e sua incrível ansiedade emotiva sempre contagiam a todos nós. Amigo, companheiro nos delírios, seu entusiasmo compulsivo acaba incentivando a mais remota ideia para chegar a um resultado provocante e cheio de beleza. E beleza é o que ele produz. Transforma qualquer rosto, em qualquer trabalho, com singeleza, rumo a uma dimensão mais sublime e sofisticada. É o que o faz ser tão original.”

Lino Villaventura, estilista

“Marcos Costa é um grande profissional e amigo. Perfeccionista e detalhista, é daqueles que buscam o novo e a superação. Sempre. Aprendo com Marcos a cada trabalho que desenvolvemos juntos e minha admiração por ele só aumenta.”

Fernanda Yamamoto, estilista

“A beleza que meu amigo Marcos criou para o meu desfile de inverno 2006 no SPFW foi a mais linda de toda a minha história! Ele é um artista!”

Fábia Bercsek, estilista

“Talento aliado à uma determinação ímpar fazem de Marcos Costa um ser raro, a quem, para meu privilégio, posso chamar de amigo. O seu trabalho, resultado de sua paixão por maquiagem, destila paixão e profissionalismo ao longo de sua carreira.”

Genia Winitzki, editora de beleza

“Para mim, é um verdadeiro artista: consegue realizar suas ideias muitas vezes criando diferentes usos para a maquiagem convencional. Seu modo de maquiar utilizando os dedos é uma marca registrada. Um inovador que sabe sempre adequar seu trabalho ao mercado de beleza.”

Raquel Davidowicz, estilista

 

“A beleza é um dos tripés da moda. A maquiagem deve conter a magia de revelar e surpreender com o novo. O instigante é sempre provocar. Marcos Costa surpreende.”

Paulo Borges, idealizador do SPFW e CEO do Grupo Luminosidade

 

“O Marcos é um grande amigo e um ser humano espetacular. Sua grande qualidade é inspirar. Ele tem um jeito todo especial de descobrir o ponto forte da pessoa e colocá-lo em evidência. Na maquiagem e na vida.”

Patricia Broggi, jornalista

O que mais se fala hoje é que o profissional moderno precisa ser multitask. A gente vive num mundo em que precisamos assoviar, dançar, tocar flauta e ainda sorrir no meio da apresentação. Marcos Costa já é assim há muito tempo. Ele transformou a profissão de maquiador em algo superlativo em seu contexto e colocou em prática o verdadeiro conceito do que é ser um makeup artist. Marcos é um artista. Ele empresta a sua inspiração para imprimir uma marca em qualquer trabalho no qual se envolve. Desfila poderoso no backstage das semanas de moda. Ousa, arrisca, dá a cara à tapa para produzir desfiles emblemáticos e inesquecíveis. Assume o papel de showman pelas cidades onde passa pelo Brasil, ensinando a mulher brasileira a usar maquiagem para desnudar o seu lado mais vaidoso, mais mulher, mais provocativo. Traz um olhar recheado de novidades, cores e paixões nos editoriais de beleza de revistas, sites e blogs. Ele extrapola a ousadia. E como se não bastasse tanto talento, ainda é uma das pessoas com o coração mais generoso que eu conheço. Te amo, Loiro.

Mariliz Pereira Jorge, redatora e jornalista